Dicas simples para combater o sedentarismo no trabalho

O ambiente de trabalho de muitas pessoas consiste basicamente em um escritório, onde elas ficam sentadas em frente ao computador do início ao fim do expediente todos os dias. O que muitos não imaginam é que viver nessas condições pode ser bastante prejudicial à saúde. 


Passar muito tempo sentado traz inúmeros riscos à saúde e aumenta o índice de problemas cardíacos, de diabetes e, até mesmo, de câncer. Dados preocupantes, pois todo esse sedentarismo representa uma forte queda na qualidade de vida e saúde das pessoas. 


“Ficar em uma mesa por oito horas consecutivas ou mais não só prejudica a circulação e a visão, mas também contribui bastante com o ganho de peso e, consequentemente, com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares”, afirma o fisioterapeuta da Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital do Coração (HCor), Reginaldo Ceolin do Nascimento. 


Para auxiliar a vida de quem trabalha em escritório e não costuma praticar atividades físicas fora do ambiente profissional, Nascimento tem algumas dicas de como combater o problema. “Mudanças simples em alguns aspectos do nosso dia-a-dia podem garantir o bom funcionamento do organismo e o fortalecimento dos músculos, mesmo enquanto estamos no trabalho”, diz o fisioterapeuta. 



  • Troque o elevador pelas escadas 


Tente subir alguns andares de escada, desde que não tenha nenhuma dor nos joelhos. Para quem trabalha em andares mais elevados, talvez seja difícil completar o trajeto. Nesse caso, a sugestão é descer do elevador alguns pisos antes, conforme a sua resistência, e ir até o escritório pelas escadas. “Esse exercício ajuda a perder peso e aumentar a resistência muscular da pessoa”, acrescenta o fisioterapeuta.


         Escolha bebedouros distantes


 Nos dias de trabalho mais corridos, o volume de tarefas muitas vezes não permite que a pessoa sequer levante para beber água. Por isso, muitos optam por deixar garrafinhas cheias d’água na mesa. O problema é que quando as coisas se acalmam, os recipientes continuam lá e o indivíduo continua sem se levantar. Por isso, evite manter água na mesa e procure ir até o bebedouro ou filtro sempre que a sede vier. “O melhor é que a pessoa escolha utilizar o bebedouro mais distante possível para aumentar o tempo de caminhada. Isso também vale para a escolha do banheiro: quanto mais longe melhor”. 



  • Faça alongamentos 


Mais uma alternativa para combater o sedentarismo é fazer alongamentos regulares na própria cadeira. Ou seja, aproveite que está sentado, recline-se e estique bem as pernas e os braços. “Além de acabar com a preguiça, esse exercício evita encurtamentos musculares que podem levar a dores lombares, entre outras. Nos minutos de pausa, aproveite também para fazer alongamentos desse tipo em pé”, sugere. 



  • Tente deixar o carro de lado 


Ir para o trabalho sem carro é uma ótima alternativa para se exercitar durante os trajetos. Você pode optar pela bicicleta, ou até mesmo pela caminhada, caso a distância não seja tão longa. Outra opção é utilizar o transporte público, assim você se forçará a caminhar pelo menos até o ponto de ônibus. Para quem não pode ficar sem carro, a dica é estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho.


 

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/8-maneiras-de-combater-o-sedentarismo-no-trabalho/
Data:19/09/2017